Os Núcleos de Tecnologias Educacionais - NTE, foram criados em todo o Brasil pelo Ministério da Educação - MEC numa iniciativa do Programa Nacional de Informática - ProInfo que começou em 1996. Começou com apenas 3 NTEs: Plano Piloto, Samambaia e Sobradinho. Como a chegada dos equipamentos oriundos do Proinfo, novos NTEs foram surgindo. Hoje tem 01 NTE em cada Regional de Ensino do Distrito Federal.
O NTE Ceilândia começou a funcionar no inicio de 2010.
Nossa principal atribuição é a formação continuada dos professores da rede pública de ensino do Distrito Federal.
Atendemos 97 escolas públicas de ensino de todas as modalidades da nossa região.
Somos subordinados a Unidade Regional de Educação Básica da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia.
Em 24 de agosto de 2017, a SEDF publicou a portaria nº 363 que dispõe sobre a organização e funcionamento dos Centros de Referência em Tecnologia Educacional (CRTE), no âmbito da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.
Nesta portaria os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) passaram a denominar-se Centros de Referência em Tecnologia Educacional (CRTE), diretamente subordinado a Unidade de Educação Básica (UNIEB) das Coordenações Regionais de Ensino.
Ressaltamos que somente para a SEDF seremos Centro de Referência em Tecnologia Educacional - CRTE, para o Ministério de Educação continuamos como Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE.
Em 04 de fevereiro de 2025, a SEDF determinou o retorno ao nome Núcleo de Tecnologia Educacional conforme a portaria nº 124.
Atualmente nossa equipe é composta por 5 professores:
Érika Lilian: professora multiplicadora e coordenadora da equipe.
Humberto Francisco: professor multiplicador.
José Raimundo (Ray): professor multiplicador.
Mary Anne Simão dos Santos de Andrade.
Newton Marcos: professor multiplicador.
Sandra Campêlo: professora multiplicadora.